sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Sejamos todos bem vindos !


Depois de muito relutar, eis me aqui. Envolvido nas maravilhas do mundo digital! A príncípio é sobre "mundo" que a maioria das informações que por aqui passarão a partir de hoje deverão informar.
O título já deve lhe dar uma breve impressão de qual é a proposta deste espaço virtual democrático agora definido, e que espero, possa nos envolver a todos em um clima onde a liberdade de expressão com responsabilidade se instale nesta área "internética".

- Acho que estou começando a me empolgar !
Preleção é, como o próprio nome sugere, uma lição antecipada.
Técnica desenvolvida pela Companhia de Jesus a fim de melhor estruturar o aprendizado e posterior aplicação das lições por seus alunos, e que segundo este estudo, deu base para o modelo de Escola Moderna que hoje temos. E cujo termo é muito aplicado a um momento importantíssimo da liturgia dos cultos evangélicos em geral, que é o momento da Palavra ou Pregação da Palavra de Deus. O responsável por conduzir este momento ou seja explanar o conteúdo bíblico revelado ao seu coração à Igreja presente dá se o título de " pregador " ou em condições mais nobres "O Preletor".
Devido a importancia do momento e da grande responsabilidade que tem esta pessoa, acho muito oportuno atentarmos para algumas condições que definem os verdadeiros Preletores dos verdadeiros oportunistas. Hoje em dia este título tão nobre tem sido concedido a pessoas que não merecem-no. Pessoas que estão muito fora dos padrões gerais que regem a vida de quem ensina, educa e forma opiniões. Infelizmente muitos estão ensinando o que não aprenderam, estão pressionando para que se viva em um padrão que eles não vivem, cobrando o que não gostam de serem cobrados. E continuam impunes por aí.
A partir de hoje pretendo colocar expressos aqui, meus pontos de vista em relação a esta chamada e vocação que não é adquirida com barganhas ou troca de favores ou aida por pressão imposta por homem algum, mas por obra e graça do Espírito Santo de Deus para benefício da Igreja.
O Preletor é acima de tudo um servo de Deus que foi chamado para ensinar aos outros uma "lição antecipada" da vida, e que já foi registrada na Bíblia para esse fim. Onde outro passou pela mesma lição e obteve êxito ou fracasso. Ao aluno atento e humilde para receber a preciosa instrução, há esperança em se superar a "prova" que certamente surgirá mais cedo ou mais tarde. E que ele estará pronto a enfrenta-la. Porém ao aluno desatento e arrogante apenas a reprovação o aguarda, pois como passará por uma prova para qual não se preparou ?
Aos Preletores que estarão gerindo e nutrindo aqui as idéias que escondidas são apenas idéias, mas que explanadas se tornam ideais, o meu desejo e que sejamos todos iluminados para aprendermos uns com os outros, enquanto ensinamos a muitos!
Para que se tenha uma ligeira impressão dessa verdade posisione-se agora:
"És tu um preletor que podes mudar a vida das pessoas com tua preleção ? ou és tu uma das pessoas que podem ter sua vida mudada pela atuação de um Preletor ?

Nenhum comentário: