quinta-feira, março 02, 2006

O carnaval ainda não acabou...!

Meus queridos e amados irmãos em Cristo,
Estamos saindo de um período que é considerando pela Igreja de um modo geral, como perigoso:O período de Carnaval.
Têm-se essa idéia pois que nestes dias de "folia" as pessoas são toamadas de um espírito de liberdade aflorada ou libertinagem. É nessa época que os líderes cristão renovam as suas forças para pregar contra o "pecado" e orientarem as suas ovelhas a fugirem da "aparência do mal". as orientações passam pelas mais simples, como a de permanecerem dentro de casa aqueles que não querem se contaminar. E as mais complexas, como as orientações veementes para que se não vejam os desfiles da "sapucaí" pela televisão.
Como pregador da Palavra de Deus e sendo uma pessoa consciente das responsabilidades que sobre os meus ombros pesam, não posso continuar alimentando a fonte da razão de muitos céticos em relação a nossa fé, permitindo que essas idéias sejam generalizadas e relacionadas a toda forma de pensamento cristão.
Vejamos:
  • Entendo ser o carnaval uma das manifestações de cultura popular mais completa de nosso País, tendo em vista que se comtemplado seu contexto histórico descobriremos que não se trata de uma exclusividade nossa, porém pela maneira como hoje tratamos essa manifestação popular atingimos "status" do melhor carnaval do planeta. e por quê?
  • O carnaval carioca não é apenas uma apresentação de sensualidade exagerada como classificam alguns, que são a maioria, líderes cristãos. Mas também uma excelente apresentação artistica-cultural das tradiçoes de nosso País. Ao assistirmos um desfile de escola de samba com olhar estudioso seremos obrigados a respeitar o trabalho e a seriedade que os profissionais de carnaval dedicaram no decorrer do ano e que agora serão alvo de críticas, aplausos e julgamentos. Estes de toda forma...
  • Estudos profundos são feitos, contando com a participação de historiadores, museólogos, artesãos e outros... tudo coma finalidade de nos contar uma história que a própria história não conseguiu contar. Série de informações e detalhes podem ser perecebidos se não formos "tapados" a expressão artística que se nos apresentam aos olhos.
  • O pecado real está no coração daqueles que ao verem os desfiles não conseguem discernir nos carros alegóricos o contexto histórico e cultural do apelo erótico e sensual...
  • Homens e mulheres que não tem espiritualidade suficiente para utilizarem a capacidade de discerniemento e separarem as coisas... tendo olhos apenas para o pecado, por que é apenas o pecado que conhecem...
  • Ao refutarem a proposta principal de um desfile, estão apenas tornando evidente a sua ignorância no trato aos assuntos seculares e se mostarando incapazes de gerir a Igreja do século presente que carece de homens que estejam prontos e preparados para superar desafios... e não confundir ou generalizar a espiritualidade da Igreja.
  • É mentira do diabo, afirmar que o cristão é incapaz de passar os dias de carnaval sem cometer pecado. Não é uma visão sensual premeditada que fará uma pessoa que se prepara o ano todo, e que tem diuturnamente tem a sua vida no altar e sabe seus limites cometer pecado de consciência contra a santidade de Deus.
  • Afirmo aqui que é a incapacidade que alguns líderes possuem para não preparar a sua Igreja a superarem não apenas quatro dias de "tentação", mais uma vida de abnegação e entrega ao evangelho, que faz com que, tendo medo de perder a membresia nestes dias, os façam ser tão agrssivos e hipócritas como se mostram...
  • Então alguns pensadores lógicos, classificam os "cristãos" como irracionais ou imcapazes de pensar por sí mesmo... cabe aqui algumas outras verdades.
  • Se existe alguém que possa passar impune pelo apelo erótico e sensual destes dias, somos nós os que temos em nossa forma de ensino e doutrina a verdade que a nossa consciência tem que ser pura e imaculada... e isso é prática real para os "fiéis"
  • Nem sempre olhar é simbolo de desejar, no olhar também estão inseridos outros reflexos, como: admirar, contemplar, observar, estudar, visualizar... processos perfeitamente naturais.
  • Cristãos de fato não se deixam levar pelas circunstâncias casuais, e procuram sempre saber a finalidade das coisas: "Vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo",
  • A seguir a continuação deste pensamento...

Nenhum comentário: